Carros podem trafegar no sentido Norte-Sul, enquanto reassentamento de 600 famílias e o acesso para quem vem do Centro não são feitos.
Correio do Povo
Horas após a inauguração da nova ponte do Guaíba, o trânsito no local, no sentido Norte-Sul, foi liberado, pouco antes das 17h30min desta quinta-feira – o trecho Sul-Norte será liberado ao trânsito de veículos “durante o domingo”, segundo a Polícia Rodoviária Federal. O acesso à nova ponte se dá no km 95 da freeway.
A nova via, de 2,9 quilômetros de extensão, faz a ligação entre a BR 290 e a BR 116. Devido à sua altura não necessita de interrupção no trânsito para passagens de navios. A ponte, além de desafogar o trânsito na região Metropolitana, também auxiliará no acesso à Metade Sul do Estado.
Horas após a cerimônia de inauguração, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do governador Eduardo Leite, entre outras autoridades, os trabalhos foram retomados na ponte e se estenderam até minutos antes da liberação da pista. Os operários finalizaram ajustes nas proteções laterais da pista.
Apesar da liberação, a obra não está 100% pronta. A inauguração desta quinta foi oficialmente chamada de “Inauguração do eixo principal da nova ponte do Guaíba”. Ainda é preciso fazer o acesso para quem vem do Centro de Porto Alegre, além da integração com a rua Dona Theodora, com a necessidade de reassentamento de 600 famílias, que ocupam área que será atingida pelas alças de acesso nas comunidades da Vila Areia e Tio Zeca, no bairro Humaitá.